Como decorar minha área de serviço?

Essa área precisa de uma atenção especial pensando na sua funcionalidade.

 

Um dos cômodos que é menos valorizado dentro de um apartamento quando o assunto é decoração, é a área de serviço. Talvez por ser cada vez menor, ou até mesmo uma extensão da cozinha que pode ficar um pouquinho escondida, nem todos pensam qual é a melhor maneira de decorar essa área.

Quando as pessoas estão pensando em alugar apartamento em Curitiba, ou em outra cidade, ter uma área de serviço é essencial, porém, na hora que pegam as chaves, o último ambiente a ser pensado é esse.

Mas se você está pensando em deixar a sua área de serviço mais funcional e bonita, separamos algumas dicas interessantes para decorar esse ambiente. Vamos conferir?

 

Uma área de serviço organizada é fundamental

Com o passar do tempo, cada vez mais a área de serviço tem se tornado um espaço menor, por isso precisa de mais funcionalidade.

Em geral as lavanderias estão posicionadas ao lado da cozinha, e por isso precisam de muita organização para tudo não parecer uma bagunça no dia a dia.

É preciso ter os espaços definidos para que as roupas lavadas e os produtos de limpeza não se misturem, por exemplo. Caixas organizadoras, armários e prateleiras são fundamentais nesse espaço para que tudo fique separado, e que os produtos tóxicos ou com cheiro forte, não se aproximem das roupas e outros utensílios que serão guardados nesse local.

 

Fotos: StudioKT 

Muitos anúncios de imobiliárias em Curitiba descrevem o espaço da área de serviço como sendo uma parte da cozinha, mas ela está bem longe de ser só uma extensão.

 

As paredes merecem atenção

As paredes podem se tornar uma ótima opção para guardas as coisas. Nichos, ganchos, prateleiras, tudo pode dar um ar de organização e criar mais espaço de armazenamento.

 

Foto: http://ideiasdeorganizacao.com/7-dicas-para-organizar-area-de-servico/

Os espaços mais ao alto devem ficar as coisas que são utilizadas com menos frequência. Já nas partes mais baixas podem ser colocados utensílios e produtos usados cotidianamente.

Com as caixas organizadoras é possível alcançar um excelente nível de organização e limpeza, já que com as caixas vedadas diminui a quantidade de pó acumulado sobre os itens.

Foto: Blog Mara

Pense em um ambiente agradável

Não é porque a área de serviço funciona como um depósito ou uma área de limpeza que ela não pode ser colorida e agradável.

Foto: aesimoveis.wordpress.com

Saia do óbvio de que somente o branco transparece limpeza. Uma opção que tem ganhado bastante espaço nas áreas de serviço é o revestimento com azulejo colorido ou temático. É preciso prestar atenção que neste cômodo pode haver mais umidade, devido a lavanderia, máquinas de lavar e secar.

 

O vintage chegou a área de serviço

A decoração vintage tem tomado conta das casas, e não tem sido diferente com a área de serviço. Alguns acessórios decorativos para lavanderia podem ser encontrados e combinar perfeitamente com a decoração do cômodo.

Vale a pena pendurar quadros e usar adesivos de parede para deixar o ambiente mais personalizado e divertido.

 

A iluminação merece atenção

Quando o assunto é lavanderia e área de serviço a iluminação merece uma atenção especial, já que para passar roupas ou verificar detalhes de itens guardados é preciso de mais luz que o normal.

Portanto, a saída são janelas com grande entrada de luz e ventilação natural. As roupas no varal vão precisar dessa ajudinha para secar com um cheiro agradável.

Mas não economize na iluminação, invista em luminárias de teto, fitas de led abaixo da bancada, e no caso de ser uma casa, janelas amplas para melhorar a incidência dos raios de luz dentro desse ambiente.

Foto: Casa de Valentina

Foto: Viva Decora.

Alguma dicas interessantes para área de serviço

Não importa se você mora de aluguel em Curitiba , em uma casa própria, ou em outra cidade chuvosa e fria,  Pense sempre em como vai secar suas roupas e deixá-las com um cheirinho agradável. Seguem algumas dicas para isso:

 

  • Com o clima úmido, evite caixas no chão, utilize prateleiras e armários.
  • Use placas de eucatex, com pequenos furos, para prender os ganchos e arrumar sua área de serviço, deixando tesouras, limpadores, luvas, entre outros, sempre à mão.
  • Use penduradores ou ganchos fixados na parede para prender rodo e vassoura.
  • A tábua de passar também pode ficar pendurada na parede ou atrás de armários.
  • As prateleiras merecem espaço na sua lavanderia. Em cima da máquina de lavar e secar pode ser uma excelente opção para deixar tudo sempre a mão.
  • Araras e cabineiros são uma saída interessante para pendurar casos e camisas para secar na área de serviço.
  • Abuse dos cestos com tampas e caixas organizadoras para manter tudo no lugar.
  • Planeje os móveis da sua área de serviço. Usar mesas embutidas na parede pode ser uma saída interessante para evitar a tábua de passar roupa.
  • Quanto mais móveis fechados, mais organizado e bonito ficará o ambiente.
  • Evite paredes brancas, nem sempre elas trazem um clima de limpeza. Deixe o ambiente mais colorido e leve.
  • A organização e funcionalidade não comprometem a decoração da área de serviço.
  • Com muito cuidado é possível deixar a sua área de serviço com charme, elegância e praticidade.

 

Mesmo com os tamanhos reduzidos, essa é uma área da casa que merece toda a atenção, pois é essencial na casa e usada todos os dias, assim como sua cozinha. Por ser um local de armazenamento e de uso constante, deve ser prática e funcional, além de estar sempre organizada.

 

Gostou desse texto sobre como decorar a área de serviço de uma casa? Então aproveite e compartilhe este artigo com os seus amigos através das suas redes sociais. Afinal, quem não quer organizar e deixar mais funcional esse ambiente da casa?

Artigo elaborado pelo site: www.chavesnamao.com.br

By | 2018-08-03T22:33:38+00:00 agosto 3rd, 2018|Uncategorized|0 Comentários

Deixar Um Comentário